quinta-feira, 16 de abril de 2015

Dicas para se preparar para o vestibular- parte II



Pensando nos desafios que vestibular nos coloca, continuamos com algumas dicas para estar mais preparado para este momento.

EVITE PENSAR NO SEU COLEGA
“A grama do vizinho parece sempre ser mais verdinha que a nossa”; mas esqueça isso; não é possível ter conhecimento da totalidade do processo do outro; você é especialista em você mesmo. Por isso, concentre-se no seu tempo, na sua prova e nos seus sentimentos. Se o colega do lado já terminou a prova e agora que você chegou à metade, procure compreender que cada um tem tempo e necessidade diferentes.

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
Procure  alimentar-se bem nos dias anteriores à prova; evite alimentos pesados e desconhecidos e prefira frutas e verduras; essas atitudes podem interferir  positivamente  no seu sono, e na sua concentração.

PARA QUESTÕES DIFÍCEIS, MONTE UMA ESTRATÉGIA
Caso se depare com uma questão difícil, evite registrar a dúvida nas alternativas; ao contrário, registre-a na questão como um todo, isso poderá ampliar o seu raciocínio no retorno da resolução. Outra dica importante é que, ao ler a questão, antes de partir para as alternativas, você resgate em sua memória aquilo que lembra sobre o assunto. Muitas vezes o tema abordado é do seu conhecimento e, após esse resgate mental, ao partir para a questão, você deverá apenas reconhecer qual a alternativa traz as informações mais próximas daquilo que você sabe ser o correto.



ENUNCIADO GENÉRICO, RESPOSTA GENÉRICA. ENUNCIADO ESPECÍFICO, RESPOSTA ESPECÍFICA
É comum que, ao construir uma questão, o autor traga um enunciado genérico e uma alternativa específica. Esteja atento a isso! Enunciado genérico exige uma resposta genérica. E enunciado específico exige uma resposta específica.

DURMA BEM NA NOITE ANTERIOR
Uma boa noite de sono é uma excelente aliada , pois  ajuda a manter a concentração no momento da prova. No dia anterior, procure estar perto de quem te apoia nesse momento; evite estudar – você já estudou o que deveria –; agora, é um momento de descansar para estar mais preparado.

USE A IMAGINAÇÃO
Nós temos uma tendência de fazer melhor aquilo que fazemos mais vezes, porque o conhecimento daquilo que é um hábito para nós, nos dá um sentimento maior de segurança. Neste sentido, a imaginação pode ser uma grande aliada. Durante o seu período de preparação para o vestibular, reserve tempo para se imaginar antes, durante e depois da prova. Faça uma imagem mental de toda a sua preparação para o dia, detalhes sobre sua trajetória, as pessoas que encontrou, os sentimentos e pensamentos que surgiram, o que comeu, como dormiu, a percepção que tem do resultado que alcançou, etc.
Ao repetir diversas vezes esse mesmo processo, você vai perceber que a cada exercício os sentimentos e os pensamentos, em relação a essa experiência mudam, pois a atividade te traz informações sobre você e suas reações perante o vestibular. Esse é o momento de descontaminar os pensamentos catastróficos e pessimistas, dando permissão para a realização de uma prova com tranquilidade. Quanto mais você exerce sua atividade de se imaginar no dia do vestibular, a tendência é que mais próximo você fique desta realidade e mais seguro você se sinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário