quarta-feira, 15 de abril de 2015

Dicas para se preparar para o vestibular - parte I


Antes de falar especificamente sobre as dicas, façamos uma reflexão: a preparação para o vestibular é algo que nunca estará pronta e acabada; ela é um processo contínuo.
Não há fórmula mágica de preparação para um momento como o vestibular. O ideal é adaptar as dicas apresentadas a seguir à sua rotina, compreendendo que cada realidade é única e que faz parte desse processo reconhecer e acatar aquilo que lhe for confortável.

ABRA MÃO DE SER PERFEITO
O vestibular não foi feito para você acertar todas as questões. Não queria dar respostas perfeitas, pois o perfeccionismo pode te levar ao atraso e ao descontrole do tempo. 
 
FAÇA UM PLANEJAMENTO DE COMO A PROVA SERÁ RESPONDIDA
A sequência proposta pelo caderno de questões não necessariamente deve ser respondida em ordem. Temos a tendência de respondermos à questões em ordem, pois é assim que estudamos, normalmente. No entanto, para o vestibular, escolha as disciplinas que você tem mais conhecimento para serem feitas primeiro; assim, você tem mais chances de “garantir” aquelas questões que realmente sabe.


  
APRENDA A RESPIRAR
Minha experiência tem demonstrado que muitas pessoas têm preconceito com exercícios de respiração. Mas acredite, funciona. Quando estamos diante de uma situação de estresse, nosso corpo se prepara para a fuga ou para a luta. Fisiologicamente isso quer dizer que o coração se acelera, a respiração fica ofegante e suamos. Tudo isso em busca de nos defender daquilo que nos ameaça; o vestibular, por exemplo.
Quando aprendemos a realizar exercícios de respiração, aumentamos nossa consciência corporal e conseguimos ter mais controle sobre nosso corpo e, consequentemente, sobre nossos sentimentos. Se você conseguir acalmar a sua respiração, o seu corpo entenderá que a ameaça externa foi reduzida, ou extinta. Por todas essas questões, respirar torna-se uma ferramenta muito potente.
O Catraca Livre publicou um artigo superinteressante para o início de um treinamento de respiração. Minha dica é que você o repita pelo menos três vezes por dia, na semana que antecede à prova; isso poderá lhe ajudar a ter uma prática maior com a sua respiração. Confira: https://catracalivre.com.br/geral/rede/indicacao/um-truque-para-acalmar/

EM CASO DE INCOMPREENSÃO DO ENUNCIADO, CRIE ESTRATÉGIAS
Não é incomum ler o enunciado de uma questão e não entender nada. Muitos paralisam-se diante de uma situação assim, releem o mesmo trecho de forma exaustiva ou ficam fixados esperando uma “ajuda divina”. O primeiro passo para esses casos é destacar o comando da questão “explique, analise, cite...”. Destacar datas e referências a nomes também pode ajudá-lo a situar-se no momento histórico referido. Outro passo é definir qual a natureza do assunto questionado.

ALGUMAS QUESTÕES TRAZEM MAIS DE UMA ALTERNATIVA CERTA
Diante de um assunto específico, uma questão pode trazer duas ou até mais afirmações que contenham informações corretas sobre o assunto. Tenha cuidado com isso! As informações podem estar corretas, mas não respondem diretamente ao comando que foi dado no enunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário