segunda-feira, 13 de abril de 2015

Eu, o vestibular e a minha ansiedade



Para muitas pessoas, vestibular tem tudo a ver com ansiedade; é só pensar no grande dia que surge logo um friozinho na barriga.

Isso acontece porque depois de um longo período de estudos, marcados por pressões internas e externas e conteúdos extensos, chega a hora de colocar no gabarito “tudo” o que você sabe.  É nesse momento que surge o questionamento: o que eu sei, afinal de contas?

Responder a essa pergunta pode gerar grandes expectativas que vêm acompanhadas de medos: e se eu não passar? O que vão pensar de mim?

É neste sentido que o vestibular torna-se, socialmente, o dia de provar para os pais, para os amigos e para si mesmo o quão preparado cognitiva e psicologicamente se está para enfrentar essa avaliação. A relação entre o estudante e o vestibular pode ser tão marcante que “ser gente”, nesse momento, se confunde com passar ou não no vestibular; ou seja, a percepção social pode se configurar de forma que se você passar você é digno, respeitado, tem autoestima alta e é inteligente; se você não passar, é todo fracassado.


 
Mas é muito importante compreender que o vestibular não é a sua vida; não pode ser. Ele é parte da sua vida; é uma etapa marcante e importante, mas não é tudo o que você tem ou que você é. O vestibular não consegue avaliar todo o conteúdo que você sabe, nem mesmo toda a qualidade de raciocínio que você possui, porque ele é um instrumento de avaliação limitado. Ele é apenas um recorte de conteúdos e esse pequeno recorte desconsidera outros tantos fatores da sua vida: família, estado emocional, histórico escolar, cultura, condição socioeconômica, etc.

Portanto, o primeiro passo para lidar com a ansiedade que o vestibular gera é colocá-lo do tamanho que ele é; sem subestimá-lo ou torná-lo uma tempestade incontrolável. Para além de uma prova de português, matemática ou física, existe você com seus medos e anseios; com suas vitórias e fracassos; com sua história e sua individualidade e tudo isso deve ser levado em consideração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário