terça-feira, 7 de julho de 2015

Você está ensinando seu filho a ser tímido?

Para responder a essa pergunta é importante que pensemos a timidez como algo especialmente construído no ambiente em que a criança se encontra, ou seja, a timidez é um comportamento aprendido, muitas vezes imitado, copiado. Isso não significa desconsiderar a carga genética que todos nós carregamos, mas compreender que ela será manifestada dentro de um ambiente familiar, social, escolar...

Você já presenciou seu filho ou sua filha repetindo as mesmas palavras que você, quando ele/ela brincava com algum colega ou com as bonecas? Esse é um comportamento comum nas crianças e nos remete a uma identificação que elas possuem com uma figura de autoridade importante na vida delas; um processo que é considerado essencial para o desenvolvimento das crianças.
 

Tendo isso em consideração, podemos questionar se características como ser mais retraído, introvertido e calado também são aspectos passados de geração para geração através da forma de comportamento que encontramos no âmbito familiar daquela criança. Ou seja, a criança presencia um comportamento de um adulto do qual admira (timidez) e reproduz esse mesmo comportamento em seu dia a dia.
 

Dessa forma, pais que têm medo de falar em público podem transmitir aos seus filhos a crença de que a expressão de ideias frente a muitas pessoas é ameaçadora e deve ser evitada. Da mesma forma, se esses pais se sentem inseguros em relação à sua autoimagem podem transmitir à criança a ideia de insegurança sobre suas características pessoais.

É importante ressaltar que não estamos falando em uma equação matemática em que a identidade da criança é exatamente igual a dos seus pais. Ao contrário, a criança pode encontrar outros recursos para lidar com o ambiente a sua volta. No entanto, queremos ressaltar a importância dos pais fazerem uma análise de suas próprias condutas para compreender a maneira como a criança percebe e lida com o meio em que está inserida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário